- escrito por ata -
Tecnologia na área da saúde

Tecnologia na área da saúde

Os profissionais da área da saúde estão em constante busca por praticidade e inovação. A grande quantidade de papéis, relatórios financeiros e agendas dos pacientes estão sendo substituídos por sistemas mais informatizados e seguros. As inovações no campo da medicina e da saúde podem ser separadas em seis grandes temas: inteligência artificial, digital health, wearables, genética, impressão 3D e realidade virtual. Na prática, isso significa oferecer diagnósticos mais precisos, processos mais rápidos e mais conforto e segurança aos pacientes.

A inteligência artificial entra como uma forma de ajudar e otimizar o trabalho do médico. A impressão 3D também representa esta nova era, tornando mais acessível a fabricação de próteses, tecidos humanos e até órgãos! Quando essa tecnologia for escalonada, as pessoas que precisarem de um rim, ou um coração, por exemplo, não terão mais que ficar na fila de espera, será possível imprimir o órgão usando células tronco do seu corpo, e, assim, não ter chance do seu corpo rejeitá-lo. A tecnologia da realidade aumentada não ficou limitada a jogos, mas também achou a sua utilidade na saúde e na medicina. A realidade virtual, pode ser aplicada à saúde de diversas formas: tanto em cirurgias, onde o médico poderá ver como se estivesse na ponta do bisturi, quanto para pacientes que estão internados há muito tempo no hospital, entre outros.

A expectativa é que as transformações tecnológicas impactem positivamente na precisão dos diagnósticos, monitoramento no tratamento de doenças, ganho de produtividade, antecipação para tratamentos preventivos, diagnósticos a distância, telemedicina entre outros. Conferindo excelência clínica, eficiência operacional e atendimento humanizado.

Leave a comment

EnglishBrazil