- escrito por Ata Comunicação -
Entenda a psicologia por trás do videos e os melhores formatos para sua estratégia.

O mundo do audiovisual tem cada vez mais se expandido. É quase impossível não ter um planejamento de mídia bem definido para plataformas de vídeos, seja para TV, cinema e redes sociais. A ATA  trouxe há alguns posts atrás os benefícios de ter uma estratégia para o marketing de vídeo, agora vamos te dizer o porquê é hipnotizador os conteúdos do audiovisual. A psicóloga e escritora Susan Weinschenk, descreve alguns fatores que influenciam essa preferência por vídeos.  

  1. Uma parte do nosso cérebro chamado de “Área Facial Fusiforme” é sensível aos rostos humanos. Então toda vez que tem alguém em um vídeo e vemos seu rosto, isso atrai a atenção.
  2. É sobre a entonação, a forma como a pessoa do vídeo transmite a mensagem na riqueza do tom da sua voz.
  3. Emoção também é destacado pela escritora. O ser humano busca sentir quando está fazendo algo e o vídeo consegue trazer sentimentos. Um exemplo é se o locutor estiver empolgado enquanto passa a mensagem isto pode trazer a mesma sensação ao receptor. 
  4. O último ponto é que somos criados para observar tudo que se move e quando estamos assistindo a um vídeo, observamos movimentos, mesmo que a pessoa do vídeo esteja fazendo poucos movimentos ou seja, o caso de um vídeo animado, todo o conjunto estimula as pessoas a assisti-lo.

Mas, em um mundo que está o tempo todo criando e trazendo mais videos como entender o formato e correto? 

Podemos pontuar vídeos virais, que podem trazer o reconhecimento de marca, atrair audiência e trazer reconhecimento. O enorme número de trafego que os vídeos trazem aos seus adeptos são realmente incríveis, mais de 73% do tráfego na internet vem do consumo de vídeos. Os formatos mais consumidos são depoimentos tutoriais e demonstrações de produtos. O Vídeo Marketing que é utilizado para promover marca e produtos, de diversas formas para campanhas e institucionais e é muito utilizado para  estratégias de marketing de conteúdo. Existem vários formatos de vídeos que você pode utilizar, e vamos listar alguns deles aqui:

  •  Demonstrativos o nome já diz tudo. É demonstrar o produto que é vendido, como ele funciona, pode ser a venda de ebooks a algum produto mais físico, deve se destrinchar e não deixar dúvidas de seu funcionamento. 
  • Brand Vídeos é sobre a sua marca, e pode ir muito além de um vídeo institucional que conta sobre, sua história, missão e diferencial. É sobre se posicionar, deixar o tom da marca explícita e até atrelar a alguma ideia de produto. 
  • Entrevistas é uma forma de dar notoriedade a sua marca. Convidando especialistas da área e até clientes que gostam da marca para falar um pouco sobre o produto. 
  • Vídeos animados, que além de serem mais práticos conseguem entregar a informação de forma divertida e animada. 
  • Transmissões ao vivo traz o engajamento do seu público já estabelecido, além de deixar a marca mais humanizada com um rosto. 

 

Todas essas informações servem para te dizer que o investimento em audiovisual é algo que não se pode deixar de investir. Mas tudo isso só vai se destacar no mercado com um bom plano estratégico definido e com um conteúdo relevante, assim como na redação publicitária existem as técnicas de SEO no universo audiovisual também. 

 

Saiba mais no próximo post sobre SEO de vídeo.

Por: Vitor Rodrigues Gonçalves 

Leave a comment

BrazilEnglish