- escrito por Ata Comunicação -
Benefício de ter uma estratégia spin-off que você tem que considerar.

O conceito mais comum da palavra spin-off é a de um filme derivado, uma continuação que dê mais profundidade a algum personagem que antes era só mais um coadjuvante.

Mas, a ATA lhe traz outro significado a palavra, que no mundo digital e dos negócios é relacionada a ajudar a manter o foco no seu core business. É notório que no momento atual a forma em como as startups funciona tem ganhado impacto no mercado, tanto na forma de gerir funcionários, como sendo digitalmente flexíveis. Empresas já estabelecidas querem inovar tanto quanto essa grande tendência das startups

Mas, como fazer isso?

Spin-off acadêmica é a uma das respostas mais rápida e eficiente. Scott Shane, um professor e pesquisador norte-americano a define como “uma empresa criada para explorar uma propriedade intelectual gerada a partir de um trabalho de pesquisa desenvolvido em uma instituição acadêmica”, basicamente a ideia é dar vida a uma startup dentro de uma universidade. Estudantes estão envolvidos com as novidades tecnológicas e digitais junto a busca por oportunidade. Desta forma ter a estratégia de spin-off acadêmica, ajuda a executar projetos digitais, inovando junto ao modo startup, também com o apoio da própria instituição e seus doutores.

O resultado dessa estratégia são:

  • Intraempreendedorismo
  • Seleção e retenção de talentos
  • Aprendizados de ambas as partes
  • Ampliação de possibilidades

Além do benefício de ter poder concentrar riscos, relacionados ao modelo, em um ambiente que foge um pouco do core business original.  As empresas podem inovar realizando mudanças digitais com a mesma força e facilidade de uma startup, com programas de universidades e institutos de ensino superior.

Por: Vitor Rodrigues Gonçalves 

escrito por

Leave a comment

BrazilEnglish