ATA HUB
TECNOLOGIA  MARKETING  DESIGN
ATA Comunicação Blog

Você já pensou em posicionar sua marca?

Posicionamento de marca é a estratégia de como você ser reconhecido pelo seu cliente.

A empresa, intencional ou espontaneamente, procura ocupar um lugar único e de evidência entre as escolhas do usuário. O objetivo é conquistar a admiração dele, demonstrando valores e qualidades que a diferencia da concorrência, mas que estabelece similitude com os valores e hábitos do cliente.

O posicionamento influencia diretamente nas estratégias de marketing. Estimula a memória afetiva do consumidor. Estando muito além da promoção de um produtos ou serviços, mas na percepção dele sobre todo processo que o torna cobiçável, único, até mesmo insubstituível, mesmo que repleto de substitutos.

O intuito de toda marca que pondera sobre sua participação de mercado (Market Share): a fatia de mercado que a empresa detém no seu segmento é alicerçada na percepção do consumidor. Pesquisas e definições de mercado são necessárias para entender como a entidade afirma quem é o público-alvo e como ele se particulariza. Compreender as idiossincrasias do mercado consumidor, também pontuadas no marketing como necessidades e desejos, é de vital importância para a longevidade do negócio. Tudo para formar uma proposta de valor pretendida e diferenciada a se ostentar.

 

Quando o reposicionamento é importante?

 

Os mercados são provisórios e inconstantes. Aqueles glorificados com posições distintas podem, aviltados, caírem no esquecimento.

A Kodak se tornou o grande case estudado nas escolas de negócios do mundo. Criada por George Eastman em 1880, a empresa foi responsável por vender 90% dos filmes utilizados nos Estados Unidos no final da década de 70. Vanguarda em muitos momentos da história da fotografia. Foi o parâmetro para as demais companhias, até sucumbir frente à tecnologia digital.

A empresa foi uma das desenvolvedoras dessa tecnologia, porém não compreendeu o potencial de mercado que tinha em mãos e optou por continuar utilizando o analógico como seu principal produto, mal sabia que se tornando rapidamente obsoleta. A falência veio anos depois, em 2012, após inúmeros tentativas de recuperação.

No Brasil, na década de 90, a marca de chinelos, Havaianas, ainda vendia chinelos estigmatizado como confortáveis, porém baratos e populares. Uma “commodity”, por tanto, facilmente substituível por marcas semelhantes. Eles não resistiriam se continuasse no mesmo posicionamento, independente do quão famoso fosse o bordão “Recuse imitações”. Foi com o cair das vendas que o reposicionamento passou a ser vital.

A Havaianas deveria alcançar a alta classe brasileira. Começou lançando novas cores, para além das 3 cores clássicas. Depois foi a vez das estampas. Estas seriam o carro chefe das vendas nas próximas décadas. A ênfase em um produto 100% nacional, aumentou o senso de pertencimento em relação ao produto. Todas essas medidas de reposicionamento retiraram a havaianas do patamar de chinelo barato, para um ícone da moda e marca representante da brasilidade.

Imagine se não existissem chinelos como as Havaianas. Acha que a proposta de criar sapatos abertos inspirados nos chinelos de dedos tradicionais japoneses, conhecidos como zori, com o nome dado aos habitantes do arquipélago havaiano seria uma boa idéia? Você investiria nessa idéia?

A Havaianas foi criada em 1962 e só a partir de 1994 começou a se reposicionar. Somente para não desaparecer, assim como aconteceu com a Kodak. Posicionamento de mercado é assim. Geralmente acontece por extrema necessidade e por um longo período. No caso da extrema necessidade podemos fazer diferente. As pesquisas de mercado auxiliam os empresários a compreender cenários e suas constantes mudanças.

Interpretar as necessidades e os desejos do seu público-alvo é fundamental para criar estratégias de branding e marketing assertivas para criar um produto ou serviço distintos. Entender o que o cliente sente ao interagir com a marca é fundamental tanto ao funil de vendas, quanto a imagem geral da sua marca. Isso tudo pode acontecer intencional ou espontaneamente, a decisão é sua.

Para mais informações de como alcançar as necessidade e desejos do seu público, entre em contato com a gente. A ATA Hub te assessora em todos os processos envolvendo a promoção da sua marca. Nosso trabalho é fazer com que seu trabalho seja reconhecido. Vamos conversar?

 

Autor: Thiago Antunes

Compartilhar:

Tags

abm Account-Based Marketing ad agile sales agilesales analise app arquitetura ata ata hub atabh atabr atacomunic atacomunicacao atahub banco de dados banco de imagem banco de imagens bh blended marketing blitzcaling blog blog corporativo blogata blogcomunicacao blogcoorporativo blogcorporativo blogdesign blogmkt brand brand content Brand Publishing business canal chatbot clientes comunicação conteúdo conteúdo de marca conversao CRM Customer Relationship Management dados dating design digital e-mail marketing ecommerce email marketing empreendedor empreendedorismo estratégias experiência do consumidor facebook facebookdating fb funil de vendas gerenciamento growth hacking hub hubminas improvement inbound marketing infoproduto informação inovação inovação MG insta instagram inteligência artificial interface internet invação lead leads marketig marketinf fit marketing marketing digital marketing offline marketing online marketing tradicional marketingdigital medicina merketing metodologia lean métricas mg midias sociais mkt mkt fit mktbh mktbrasil mktdigital monetização motion graphics mtk namoro negócios network novidade nps open banking página pitch posicionamento de mercado posicionamiento seo posicionamiento web Product Market Fit produto produto digital publicicade publicidade programática realidade redes sociais relationship Reposicionamento reputação sales satisfação do cliente saúde seedmg socia media social media socialmedia socialmidia startup sucesso sucesso do cliente sxs SXSW SXSW 2019 sxsw2019 taxa tecbh tech tecnologia teconologia tinder ui design ux design venda vendas vídeo videomarketing virtual web web design website whatsapp whatsapp business wicar wicarbrasil youtube
Fale Pelo Whatsapp