ATA HUB
TECNOLOGIA  MARKETING  DESIGN
ATA Comunicação Blog

Por que o briefing é tão importante?

Você sabe o que é Briefing? E por que ele pode ser tão importante para o desenvolvimento de um trabalho? A ATA vai te explicar tudo isso nesse post.

O briefing é um meio fundamental para o desenvolvimento e resultado de qualidade na elaboração de um projeto, seja ele de qualquer âmbito. A palavra em inglês significa instrução, e é exatamente para isso que o briefing serve

Para você entender melhor, imagine que um cliente chegou com uma nova proposta de trabalho. Para desenvolver com a maior chance de sucesso é viável que o responsável pela criação entenda todas as necessidades, os objetivos e tenha o maior número de detalhes possíveis, certo? A melhor forma de obter todas essas informações é realizar uma comunicação com o cliente onde estão expostos todos os detalhes, preferências e objetivos do projeto. É nessa hora que o briefing é usado.

Resumindo: o briefing é um manual de instruções, que vai direcionar a empresa a conduzir cada projeto da maneira que o cliente deseja. Ele é realizado antes de qualquer outra etapa de criação, fazendo assim com que o profissional inicie o trabalho baseado nas necessidades do cliente.

 

Como fazer um Briefing?

Não existe um forma específica ou uma receita para fazer um briefing. Ele pode ser realizado por meio de uma reunião entre a equipe e o cliente, ou na execução de formulários com perguntas estratégicas. De qualquer forma a maneira mais eficiente é pessoalmente, dessa maneira a comunicação ficará mais clara e os riscos de perder alguma informação serão menores.

No geral, um bom briefing deve conter, de forma clara, os seguintes tópicos:

   – Nome do cliente/ empresa e o histórico

   – Público alvo

   – Pesquisa de mercado

   – Concorrência

   – Descrição do serviço/ produto

   – Objetivo

   – Planejamento estratégico (durante o processo de desenvolvimento pode ser que haja algumas alterações nesse item, mas é interessante oferecer um planejamento inicial de como a sua empresa pretende atender as necessidades do cliente)

   – Orçamento disponível

   – Prazo e cronograma.

Caso você não queira seguir nenhum modelo, crie o seu próprio briefing, mas tenha certeza que ele irá responder às seguintes perguntas:

  1) O QUE estamos vendendo?

  2) A QUEM estamos vendendo?

  3) ONDE estamos vendendo?

  4) QUANDO estamos vendendo?

  5) COMO estamos vendendo?

O briefing também pode ser visto como um documento formal onde estarão todos os detalhes pedidos e oferecidos no projeto. Depois de pronto, as duas partes deverão revisar o briefing, ao ser aprovado está acordado ali o que será desenvolvido.

 

Nunca é uma má ideia ou perda de tempo realizar um briefing, ele aumentará a assertividade do trabalho e garantirá que as duas partes estejam alinhadas e de acordo com a ideia.

 

Por Ana Carolina Angotti Andrade

Compartilhar:

Tags

abm Account-Based Marketing ad agile sales agilesales analise app arquitetura ata ata hub atabh atabr atacomunic atacomunicacao atahub banco de dados banco de imagem banco de imagens bh blended marketing blitzcaling blog blog corporativo blogata blogcomunicacao blogcoorporativo blogcorporativo blogdesign blogmkt brand brand content Brand Publishing business canal chatbot clientes comunicação conteúdo conteúdo de marca conversao CRM Customer Relationship Management dados dating design digital e-mail marketing ecommerce email marketing empreendedor empreendedorismo estratégias experiência do consumidor facebook facebookdating fb funil de vendas gerenciamento growth hacking hub hubminas improvement inbound marketing infoproduto informação inovação inovação MG insta instagram inteligência artificial interface internet invação lead leads marketig marketinf fit marketing marketing digital marketing offline marketing online marketing tradicional marketingdigital medicina merketing metodologia lean métricas mg midias sociais mkt mkt fit mktbh mktbrasil mktdigital monetização motion graphics mtk namoro negócios network novidade nps open banking página pitch Product Market Fit produto produto digital publicicade publicidade programática realidade redes sociais relationship reputação sales satisfação do cliente saúde seedmg socia media social media socialmedia socialmidia startup sucesso sucesso do cliente sxs SXSW SXSW 2019 sxsw2019 taxa tecbh tech tecnologia teconologia tinder ui design ux design venda vendas vídeo videomarketing virtual web web design website whatsapp whatsapp business wicar wicarbrasil youtube
Fale Pelo Whatsapp