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Dicas para fazer um bom copywrite

O que é copywriting e porque ele é tão importante para o seu negócio? Saiba como se relacionar com seu público de maneira mais eficiente.

Copywriting é uma técnica para produção de conteúdo de maneira estratégica que tem como objetivo final conquistar novos clientes.

Por mais que conquistar clientes seja o seu objetivo final, ao longo desse caminho é necessário cativar o seu visitante para que ele toma alguma atitude, como assinar uma newsletter, fazer o download de um material, ler outro post, ou apenas continuar no blog, isso varia de acordo com a estratégia que a sua empresa estabelecer.

Basicamente o copywriting é essencial na criação de um conteúdo relevante para seus clientes tornando seu negócio mais lucrativo.

Mas como eu faço isso? A Ata te dá 3 dicas de como fazer um Copy de qualidade:

 

1 – Conheça seu público.

Um dos pontos mais básicos de um bom copywriting é saber com quem ele deve se comunicar, afinal, só é possível convencer seu público a realizar uma ação se você o conhece, sabe do que ele precisa e como se comunicar com ele.

Saiba quem é a sua persona ideal. Entenda porque eles formam sua audiência. O que os levam a ter preferência por você e qual o tipo de linguagem usar para agradá-los.

Quando você tem essas informações será mais fácil entregar um conteúdo que os seus leitores irão realmente gostar.

 

2 – Seja claro e objetivo.

Não use termos que os seus clientes não estão familiarizados. Toda palavra usada em um copywriting deve ser de importância para seu argumento ou propósito apresentado. Tente não parecer eloquente, seja direto e objetivo, reduza suas frases para 16 palavras em média, isso vai tornar seu texto mais agradável e fluído.

 

3 – Gatilhos mentais.

O nosso cérebro é atraído por alguns gatilhos específicos que fazem com que nós tenhamos mais atenção em certas situações. Os gatilhos mentais existem desde que você nasceu e provavelmente te convencem a uma determinada ação desde sempre. Os mais usados são:

Escassez: Ter uma quantidade limitada de um produto faz com que as pessoas atribuam um maior valor a ele causa um senso de urgência de que se eles não adquirirem naquele momento não haverá outra oportunidade.

Exemplo: Aproveite as últimas unidades disponíveis da coleção de inverno.

 

Prova social: Nos sentimos mais seguros em comprar algo que foi indicado por alguém ou quando após uma pesquisa, existem boas opiniões online sobre o produto. Comentários positivos podem ser determinantes entre uma venda realizada e uma venda perdida.

Exemplo: Conheça nosso produto que já conquistou milhares de pessoas.

 

Comunidade: Um dos maiores motivos pelo qual as pessoas comprar é para se sentir parte de uma comunidade. É fácil identificar isso, basta observar ao longo dos anos como existiam características específicas no modo de se vestir, ou em quais brinquedos são mais populares em cada época. Conceitos como família, nacionalidade e religião também estão presentes na hora de entender como o ser humano é um ser social. Uma ótima estratégia é propiciar esse “senso de comunidade” para atrair o seu consumidor.

Exemplo: Faça parte da maior comunidade de jogos virtuais do mundo.

 

Autoridade: As pessoas dão mais valor a uma opinião de quem elas consideram autoridade no assunto. Pense como um consumidor: antes de comprar uma maquiagem por exemplo, você procura a opinião de uma influencer especializada em vídeos de make ou confia em um atleta?

Exemplo: O shampoo preferido da modelo Gisele Bündchen.

 

Lembre-se: um bom copywriting tem como foco criar um bom relacionamento com seu público-alvo e influenciar em todas as etapas de compras.

 

 

Por Ana Carolina Angotti Andrade

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